Edina Costa, de Nova Mamoré (RO), é a única brasileira convidada para expor na Galeria Perseus, no World Trade Center. Obras retratam o bioma amazônico e os povos da floresta.

A artista plástica Edina Costa, de Nova Mamoré (RO), foi a única brasileira convidada a expor naGaleria Perseus, em Nova York, nos Estados Unidos. Suas obras ficarão disponíveis de 9 a 12 de maio, no salão principal da galeria, localizada no World Trade Center, onde ficavam as Torres Gêmeas.
O convite veio em março, após curadores internacionais se encantarem com as “pinturas amazônicas em cores vibrantes”, como conta a artista. Ao g1, Edina contou que dividirá o espaço com nomes consagrados das artes visuais e vê a oportunidade como uma realização pessoal.
“Uma oportunidade única […] algo que jamais imaginei que minha arte me proporcionaria. E, para minha alegria, serei a única brasileira! É uma honra imensa. Estou sem palavras para expressar a felicidade que sinto!”, comemora.
Para participar da exposição, Edina precisou pintar sete obras inéditas em menos de 45 dias. Ela buscou apoio financeiro, mas, sem conseguir patrocinadores, decidiu arcar com os custos por conta própria.
“Não desanimei, pois não poderia perder uma oportunidade incrível como essa. Consegui levantar fundos próprios para financiar a viagem, que para mim não é um gasto, mas um investimento no meu trabalho. A vida é para quem se atreve e tem coragem, e eu tenho isso de sobra!”, afirma.
Reconhecimento internacional
A trajetória de Edina com a arte começou aos 26 anos, quando, enfrentando dificuldades financeiras, ela passou a produzir artesanatos para complementar a renda. O reconhecimento internacional veio em 2022, quando expôs no Carrousel Du Louvre, em Paris, um dos maiores centros de arte do mundo.
Fonte:G1
