Paraguassu-Chaves era membro da Academia Rondoniense de Letras e professor titular aposentado da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Doutor em Ciências da Saúde e geógrafo-médico, dedicou sua vida à produção do conhecimento, à docência e à valorização da ciência amazônica.

Autor de diversas obras, entre elas “Geografia Médica ou da Saúde: Espaço e Doença na Amazônia Ocidental”, que lhe rendeu o Prêmio Internacional de Literatura Científica da Racco Europa (2013), Paraguassu-Chaves também escreveu títulos como “Aspectos Fundamentais da Sanologia” e “Trajetória à Imortalidade”, que consolidaram sua trajetória acadêmica e literária.
Sua contribuição ultrapassou os limites da sala de aula. Foi coordenador de cursos de pós-graduação, incentivador de novos pesquisadores e defensor incansável da integração entre ciência, cultura e desenvolvimento regional.
Paraguassu-Chaves será lembrado pela erudição, generosidade e compromisso com a formação humana e científica.
Neste momento de dor, o Ponto Com Informativo manifesta profundo pesar e solidariedade à família, amigos e colegas de profissão. Que seu legado continue inspirando futuras gerações.
