Fonte: UNA-SUS / Fiocruz Brasília / Ministério da Saúde
A Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) lançou quatro novos cursos gratuitos voltados à equidade em saúde, em parceria com a Fiocruz Brasília e o Ministério da Saúde. As formações são voltadas a profissionais da saúde e gestores do SUS interessados em aprimorar suas práticas de atendimento com foco na inclusão, diversidade e direitos humanos.
Com carga horária de 45 horas cada, os cursos estão disponíveis on-line e as inscrições seguem abertas até 11 de maio de 2026. O objetivo é fortalecer a Atenção Primária à Saúde (APS), ampliando o olhar sobre as necessidades específicas de grupos historicamente vulnerabilizados.

Quatro cursos disponíveis
- Direitos Humanos e Saúde – aborda a aplicação dos princípios dos direitos humanos nas práticas de cuidado e atenção à saúde.
- Equidade na Prática no SUS – apresenta políticas públicas e estratégias voltadas ao atendimento integral de populações vulneráveis.
- Tráfico de Pessoas e Migrantes Contrabandeados – orienta sobre o acolhimento e os desafios enfrentados por migrantes no contexto da saúde pública.
- Promoção do Acesso e Equidade para a População LGBTQIAPN+ – traz ferramentas e orientações para garantir atendimento humanizado e livre de discriminação.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas diretamente na plataforma da UNA-SUS: www.unasus.gov.br
Prazo para inscrição: até 11 de maio de 2026
Modalidade: on-line
Certificação: gratuita
