Após o sucesso da primeira edição, que debateu “Comunicação Governamental e Estratégia Criativa”, o Papo de Fronteira chega à sua 2ª edição com um novo e necessário olhar: a saúde das pessoas com neurodivergências.
Com o tema “Neurodivergências e Inclusão: Desafios da Saúde na região Madeira-Mamoré”, o evento acontecerá em novembro, em Nova Mamoré, e terá como convidado especial o médico Dr. Mazinho Maciel, referência internacional no estudo e no tratamento do Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Um marco para a saúde na fronteira
Um dos parlamentares que mais tem investido em Nova Mamoré, é o deputado estadual Jean de Oliveira. Recentemente, o mesmo entregou duas novas ambulâncias adaptadas para o transporte de pacientes nos distritos. Como reflexo disso, esta edição do Papo de Fronteira conta com o apoio do deputado estadual Jean Oliveira e, do Prefeito Marcélio Brasileiro. Juntos, reforçam o compromisso político e institucional com a saúde, a inclusão e o desenvolvimento social da região madeira-mamoré.
Quem é o Dr. Mazinho Maciel
O médico Aldemar Cândido Maciel, conhecido como Dr. Mazinho Maciel (CRM-AC 1612 / RQE 905), é referência internacional em neurodivergências. Pai de uma criança autista, alia experiência pessoal e formação sólida: é especialista pela Sociedade Brasileira de Medicina da Família, pós-graduado em Transtornos do Espectro Autista e pós-graduando em Psiquiatria da Infância e Adolescência.

Fundador do CENTRIN (Centro de Estimulação Neuropsicomotora e Integração Sensorial), no Acre, centro pioneiro que atende pessoas com autismo em situação de vulnerabilidade, Dr. Mazinho também é diretor de expansão do Muotri Lab, em San Diego (EUA), um dos laboratórios mais avançados em neurociências (pesquisas sobre o cérebro humano), liderado pelo renomado neurocientista Dr. Alysson Muotri.
Reconhecido mundialmente, Mazinho, já palestrou em países como EUA, Portugal, Paraguai e Angola, além de integrar a ONG ATHOS, que atua na África. Sua presença em Nova Mamoré, em novembro, reforça a conexão entre ciência de ponta e a realidade amazônica.

O que esperar do evento
O Papo de Fronteira vai reunir profissionais da saúde, educação, gestores públicos, famílias e a comunidade em geral para um ciclo de palestras. Parte da equipe multidisciplinar do Dr. Mazinho – composta por fonoaudióloga, fisioterapeuta e psicólogo – também estarão presentes, compartilhando práticas e experiências.
A proposta é formar uma rede de inclusão na região, qualificar profissionais locais e sensibilizar a população sobre os desafios e as potencialidades das neurodivergências.
Em breve informações sobre local, data e inscrições.
