Após a deputada estadual Taíssa Souza informar que o Governo de Rondônia deverá realizar nesta terça-feira (02) os repasses à Mediall Brasil, os médicos do Hospital Regional Dr. Júlio Pérez decidiram suspender a paralisação anunciada para hoje, segunda-feira (01).

Com os médicos recuando da paralisação, a luta dos demais trabalhadores perde força. Para muitos servidores da assistência, faltou sensibilidade coletiva neste momento. Afinal, enquanto parte da categoria médica possui maior capacidade financeira para suportar atrasos, profissionais da enfermagem, fisioterapia, farmácia e apoio convivem há semanas com contas vencidas e dificuldades para sustentar suas famílias. A crise atinge todos, mas nem todos sentem seus efeitos da mesma forma.

A expectativa agora gira em torno do valor que será efetivamente pago pelo Estado. A dúvida é se o Governo quitará integralmente a dívida acumulada, que gira em torno de 18 milhões, com a empresa ou realizará apenas um pagamento parcial.
Até o momento, a SESAU não informou oficialmente qual valor será repassado à Mediall nem se os recursos serão suficientes para regularizar a situação de todos os trabalhadores. Agora, servidores e população aguardam que a promessa feita pela deputada se concretize e coloque fim à crise que há semanas afeta o Hospital Regional de Guajará-Mirim.

É importante lembrar que a assistência em saúde não depende apenas dos médicos. O funcionamento de um hospital envolve o trabalho conjunto de diversas categorias profissionais, cada uma com papel essencial no cuidado ao paciente. Infelizmente, muitas vezes a falta de união entre as demais classes acaba enfraquecendo as reivindicações por melhores condições de trabalho e valorização profissional. Sem enfermagem, fisioterapia, técnicos, e tantos outros profissionais, a assistência simplesmente não acontece.