A cidade de Guajará-Mirim recebe, entre os dias 8 e 14 de junho, a Copa de Todos, campeonato intercultural de futsal masculino adulto que reúne atletas brasileiros e migrantes em uma iniciativa voltada à promoção da inclusão, do respeito e da valorização da diversidade cultural.
Promovido pela agência da ONU para migrações, a Organização Internacional para as Migrações (OIM), com apoio do Governo do Canadá, Prefeitura de Guajará-Mirim através da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo (SEMCET), o evento busca fortalecer a convivência entre diferentes povos por meio do esporte.

Com o lema “Contra o racismo e a xenofobia, jogamos no mesmo time”, a competição reúne equipes formadas por participantes de diferentes nacionalidades, criando um ambiente de integração e troca cultural dentro e fora das quadras.
Os jogos acontecem nos dias 8 e 9 de junho, além de 11 e 12 de junho, sempre às 19h, no Ginásio Poliesportivo Afonso Rodrigues, em Guajará-Mirim. A grande final está marcada para o dia 14 de junho, às 9h, e contará ainda com apresentações culturais dos bois-bumbás Malhadinho e Flor do Campo, valorizando as tradições locais e ampliando o caráter multicultural do evento.
Segundo a OIM, a Copa de Todos integra uma série de ações desenvolvidas em Rondônia para o enfrentamento ao racismo e à xenofobia, reforçando a importância do respeito às diferenças e da construção de uma sociedade mais acolhedora.
